MAYANA ZATZ


Geneticista reconhecida internacionalmente por suas pesquisas com células-tronco, foi agraciada com o Prêmio L’Oréal-UNESCO para mulheres em ciência. É coordenadora-geral do Genoma USP, maior centro de estudos de doenças genéticas da América Latina.


Ver Biografia Completa
MAYANA ZATZ

Biografia

MAYANA ZATZ

Reconhecida internacionalmente como uma das principais cientistas brasileiras da atualidade, coordena o Genoma USP, maior centro de estudos em doenças genéticas da América Latina. À frente do projeto 80mais, o primeiro banco genômico de idosos da América Latina, já mapeou dois milhões de variantes genéticas inéditas, resultando no livro O legado dos genes: o que a ciência pode nos ensinar sobre o envelhecimento

Pioneira nas pesquisas sobre doenças neuromusculares, fundou a Associação Brasileira de Distrofia Muscular e foi voz ativa na aprovação da Lei de Biossegurança, que autorizou as pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil. É bióloga molecular e pós-doutora em genética pela UCLA, Estados Unidos, com mestrado e doutorado pela USP, na qual lecionou por quatro décadas e onde atua como pesquisadora do Instituto de Biociências. Foi premiada com a grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, o LÓreal-Unesco e o TWAS da Academia Mundial de Ciências.

TEMPORADA ENCERRADA

Uma nova temporada já está sendo preparada para você! Enquanto isso, acompanhe os conteúdos do Fronteiras do Pensamento pelo site ou em nossas redes sociais.