STUART FIRESTEIN + NATALIA PASTERNAK
Stuart Firestein, renomado neurocientista e pesquisador da Universidade de Columbia, reconhecido por seus estudos sobre a natureza do olfato. Autor de "Ignorância: como ela impulsiona a ciência". Natália Pasternak, cientista brasileira, autora do premiado livro "Ciência no cotidiano", foi eleita uma das mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo pela "BBC 100 Woman". Reconhecida pelo seu trabalho de combate à desinformação sobre ciência no Brasil.
Ver Biografia Completa

Preview
Assista de forma gratuita a um trecho da conferência de stuart firestein + natalia pasternak.
Biografia
STUART FIRESTEIN + NATALIA PASTERNAK
Stuart Firestein
Renomado pesquisador da Universidade de Columbia, onde foi presidente do Departamento de Ciências Biológicas, o neurocientista norte-americano é reconhecido por seus estudos sobre a natureza do olfato e foi eleito membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência. É pós-doutor em neurobiologia e atuou nas universidades de Yale, Paris VI e Cambridge.
Iniciou sua carreira acadêmica de forma tardia, aos 40 anos, após trabalhar no teatro por quase duas décadas. Publica artigos nas revistas Wired e Scientific American e fundou a NeuWrite, rede internacional de comunicação da ciência integrada por cientistas, escritores, cineastas e artistas. Há mais de 15 anos ministra um curso de sucesso em Columbia, sobre as incertezas do processo científico. A experiência originou os livros Ignorância: como ela impulsiona a ciência e Failure: Why Science Is So Successful, ainda não publicado no Brasil.
Natalia Pasternak
Eleita uma das mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo em 2021, de acordo com a BBC 100 Women, a microbiologista é pesquisadora da Universidade de Columbia e da USP. Preside o Instituto Questão de Ciência e é pesquisadora sênior da Associação Nacional de Escritores Científicos, em Nova York. Como comunicadora científica, escreve para o jornal O Globo e para a revista britânica The Skeptic.
Bióloga e pós-doutora pela USP, é professora visitante da FGV e foi reconhecida como personalidade do ano de 2020 pela revista Isto É e pelo Grupo de Diários América, por seu combate à desinformação no Brasil. Contabiliza mais de 1.400 inserções na imprensa apenas entre os anos 2020 e 2021 e publicou os livros Contra a realidade e Ciência no cotidiano, vencedor do prêmio Jabuti.