Paul Auster
Escritor norte-americano
Nova York é o cenário dos livros de Paul Auster. A grande metrópole, com seus habitantes e dramas, está nos romances que trazem reflexões existenciais, paradoxos e coincidências. Best-seller e consagrado ficcionista norte-americano, Auster é um escritor para ser lido e celebrado.
Atuou também como roteirista e poeta, possuindo uma obra traduzida para mais de 40 idiomas e fez a sua estreia na literatura com o romance A invenção da solidão. Ganhou fama internacional ao lançar A trilogia de Nova York, eleito pelo The Guardian como uma das 100 melhores obras de ficção de todos os tempos. Além disso, é autor de Sunset Park, Homem no escuro e O livro das ilusões.
Licenciado pela Universidade de Columbia, foi membro da Academia Americana de Artes e Letras e agraciado com os prêmios Príncipe das Astúrias, a Ordem das Artes e das Letras da República Francesa e o Prix Médicis, entre outros.
Seu mais recente livro, 4321, foi finalista do Prêmio Man Booker e publicado no Brasil em 2018. O romance acompanha o mesmo personagem em fases distintas da vida e cujos destinos tomam caminhos diferentes conforme acontecimentos e acasos. Para Paul Auster, a ficção não pode influenciar a história, mas cria empatia, pois coloca o foco sobre as vidas humanas.
O escritor americano morreu no dia 30/04/2024 aos 77 anos devido a complicações de um câncer de pulmão.
ASSISTA
Assista conteúdos publicados pelo pensador.
Ver mais conteúdos >LEIA
Leia conteúdos publicados pelo pensador.
Ver mais conteúdos >