
Assis Brasil
O professor dos escritores
Luiz Antonio de Assis Brasil nasceu em Porto Alegre em 1945. É romancista, ensaísta e cronista, autor de mais de 20 livros. Sua obra inclui títulos como Concerto campestre, Cães da província e Música perdida. A margem imóvel do rio, de 2003, foi finalista do Prêmio Jabuti e venceu o Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira.
Assis Brasil se destaca pelo pioneirismo no ensino de Escrita Criativa no Brasil. Pela oficina de criação literária que ministra em Porto Alegre há quarenta anos passaram alguns dos autores mais importantes da literatura brasileira contemporânea, como Daniel Galera, Cíntia Moscovich, Letícia Wierzchowski e Michel Laub. É autor do manual de escrita Escrever ficção, publicado em 2019. De sucesso imediato, a obra foi adotada em diversas escolas de escrita em todo o País.
É professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) desde 1975. Ali, ajudou a criar o primeiro programa de pós-graduação em Escrita Criativa do Brasil. Entre 2011 e 2014, atuou como secretário de Cultura do Rio Grande do Sul.
Foi Distinguished Brazilian Writer in Residence, na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Proferiu conferências nas universidades de Tübingen e Leipzig (Alemanha), Sorbonne (França) e Toronto (Canadá). É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-RS, mesma instituição em que se tornou doutor em Letras. Cursou pós-doutorado na Universidade dos Açores, onde estudou Literatura Açoriana.