Postado em jan. de 2024
Filosofia | Psicologia e Saúde Mental
A armadilha da individualidade
Desvenda complexidades das narrativas individuais e a dificuldade de entendimento mútuo em um mundo polarizado no debate do Mundo Livro "A Mente Moralista".
“Não podemos todos nos dar bem?”
Assim inicia Jonathan Haidt em seu livro A Mente Moralista, tema do debate do Mundo Livro que ocorreu ao vivo nesta segunda-feira no Fronteiras+, e contou com a participação do psicanalista Christian Dunker e do curador do Fronteiras do Pensamento Fernando Schüler.
Apesar do potencial de união das inovações das últimas décadas, nossa sociedade se encontra em um estado crescente de autoalgoritimização e confirmação de narrativas individuais. Vivemos em um mundo tribalizado e polarizado, onde é cada vez mais difícil escutar uns aos outros.
No debate, Dunker e Schüler uniram suas respectivas áreas de especialização – a psicologia e a filosofia – em uma conversa que desvenda os conceitos detalhados na obra de Haidt. O próprio ato do debate é um tributo ao apelo do autor pela incentivação da verdadeira troca entre indivíduos com opiniões divergentes.
Em um mundo de narrativas simultaneamente verdadeiras e incompatíveis entre si, estabelece-se um sistema múltiplo de valores que responde de maneira distinta a diferentes problemas. A genuína capacidade ética surge quando conseguimos superar a moralidade, suportar a divisão e habitar a dúvida.
Em uma sociedade onde lidar com o antagonismo de ideias é uma raridade, o debate entre Dunker e Schüler sobre a obra de Haidt examina e elucida por que é tão difícil que entendamos uns aos outros.
Você pode assistir ao debate completo e ter acesso total ao Mundo Livro e a outros conteúdos exclusivos só no Fronteiras+
Christian Dunker
Psicanalista