Postado em nov. de 2018
Filosofia | Psicologia e Saúde Mental
A importância do pessimismo
Filósofo defende que o pessimismo coloca o ser humano em um estado de vigília, impedindo-o de se apaixonar por suas próprias ideias
Não é de hoje que o pessimismo é defendido por filósofos aqui no Fronteiras. Grandes mentes já salientaram a importância da dúvida, da sombra, da melancolia e, claro, do pessimismo. Desta vez, é Luiz Felipe Pondé que nos apresenta um lado do pessimismo capaz de, através das sombras, nos tirar da cegueira das paixões.
Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTub...
Assista a alguns outros vídeos sobre o tema:
Elisabeth Roudinesco - O pessimismo da inteligência e o otimismo da vontade
Alain de Botton - O problema do otimismo
Simon Blackburn - A importância do ceticismo
Pondé é um dos mais polêmicos pensadores do País e autor de diversos livros, além de responsável por uma das colunas mais discutidas da imprensa brasileira, publicada no jornal Folha de S.Paulo desde 2008.
Graduado em Filosofia pela USP, é mestre em História da Filosofia Contemporânea pela mesma universidade e doutor em Filosofia Moderna pela USP/Universidade de Paris, além de possuir pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv.
Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativá-las, clique no menu do player.
Luiz Felipe Pondé
Filósofo