Postado em ago. de 2024

Educação

A improvável jornada da democracia

O filósofo conta como a democracia surgiu de forma inesperada em Atenas, enfrentou muitos desafios ao longo da história, renasceu em várias partes do mundo e se tornou uma força importante globalmente. Clique no vídeo para assistir.


Compartilhe:


A democracia é um evento extremamente improvável que teve sua origem na pequena cidade de Atenas. No início do século V a.C., Atenas enfrentou a ameaça do enorme Império Persa, que já havia conquistado todas as cidades gregas da Ásia Menor e agora queria dominar Atenas. Na primeira guerra, os cidadãos atenienses, com a ajuda dos espartanos, conseguiram repelir o gigantesco exército persa. No entanto, os persas retornaram para uma segunda guerra, desta vez tomando e destruindo Atenas.

Apesar dessa devastação, os gregos não se renderam. A frota grega, em um embate decisivo no Golfo de Salamina, conseguiu destruir os navios persas um a um, levando o Império Persa a abandonar a conquista. Com isso, Atenas se restaurou e, 40 anos depois, viu o nascimento da democracia e da filosofia.

Entretanto, a democracia ateniense não durou muito tempo, sobrevivendo menos de 50 anos e sofrendo interrupções durante a Guerra do Peloponeso. Essa forma de governo ressurgiu no período medieval em cidades italianas, neerlandesas e flamengas. Mais tarde, a democracia começou a emergir em países como a Inglaterra. A Revolução Francesa proclamou os princípios democráticos, que, apesar de inúmeros desafios históricos, transformaram a democracia em uma força mundial.

Hoje, a democracia é uma força significativa no cenário global, embora ainda enfrente incertezas.

Sociólogo, antropólogo, historiador e filósofo francês, Edgar Morin é doutor honoris causa em 17 universidades e um dos últimos grandes intelectuais da época de ouro do pensamento francês do século XX. Autor de mais de 60 livros sobre temas que vão do cinema à filosofia, da política à psicologia, e da etnologia à educação.

Assista a conferência completa no Fronteiras+, a plataforma de conteúdo que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários, clubes de leitura e cursos. Torne-se membro do Fronteiras+ e tenha acesso às ideias e mentes que moldam o mundo, onde e quando quiser. Clique aqui para saber mais.

 

 

Compartilhe:


Edgar Morin

Edgar Morin

Filósofo

Sociólogo, antropólogo, historiador e filósofo francês, é doutor honoris causa em 17 universidades e um dos últimos grandes intelectuais da época de ouro do pensamento francês do século XX.
Ver Bio completa