Postado em jan. de 2024

Filosofia | Sociedade

A maldita circunstância da água por toda parte

Em sua conferência, Padura aborda a profunda "condição insular" de Cuba, tecendo considerações não apenas sobre a geografia física da ilha, mas também sobre as fronteiras emocionais e psicológicas que definem a vida e a identidade de seus habitantes.


Compartilhe:


Padura explora a natureza do deslocamento e do exílio no coração dos cubanos, destacando como essas experiências moldam a saudade e o pertencimento à sua nação.

Leonardo Padura é romancista, ensaísta e jornalista. Considerado um dos melhores autores de Cuba, escreveu roteiros para o cinema e atuou por 15 anos na área do jornalismo investigativo. Padura defende que o gênero policial permite abordar os maiores problemas da sociedade, como corrupção, repressão, erosão ideológica e pobreza. Pelo conjunto de sua obra, recebeu o Prêmio Princesa das Astúrias das Letras e o Prêmio Nacional de Literatura de Cuba.

Em 2011, Leonardo Padura publicou O homem que amava os cachorros, best-seller considerado sua obra-prima, que narra o assassinato do russo Leon Trotski, além de fazer críticas ao regime cubano. A utilização de personagens históricos em suas obras é recorrente e se repete em Adeus, Hemingway, Hereges e outros livros, como o mais recente, La novela de mi vida.

Torne-se membro do Fronteiras+ hoje para assistir à conferência completa de Leonardo Padura e ter acesso total a conteúdos imperdíveis. 

Invista no seu conhecimento, faça parte do Fronteiras+, clique aqui.

Compartilhe:


Leonardo Padura

Leonardo Padura

Escritor e jornalista

Agraciado com o Princesa das Astúrias de Letras, autor de O homem que amava os cachorros.
Ver Bio completa