Postado em mai. de 2018
Psicologia e Saúde Mental | Internet e Redes Sociais
A materialidade da leveza
Com base na obra “Da Leveza”, filósofo francês argumenta que a escassez de recursos levou a sociedade a tornar leve também o mundo material.
No livro “Da leveza – Rumo a uma civilização sem peso”, Gilles Lipovetsky defende que o leve invadiu nossa rotina e transformou nosso imaginário, tornando-se um valor e um ideal. Dietas, desintoxicações, desaceleração, alívio do estresse, meditação - os imperativos de uma vida mais leve vêm, ironicamente, acompanhados por demandas exigentes.
Mas não apenas nossos valores e comportamentos mudaram, explica o filósofo no vídeo. O mundo material também está se transformando: o virtual, os dispositivos móveis, os nanomateriais estão mudando nosso cotidiano. Por todos os lados, a ordem é conectar, miniaturizar, desmaterializar.
Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTub...
Teórico da hipermodernidade e da pós-modernidade, o francês Gilles Lipovetsky é considerado um intelectual de referência para os temas da moda e do consumo. É professor de Filosofia na Universidade de Grenoble e autor de best-sellers como “O império do efêmero – A moda e seu destino nas sociedades modernas” e “A era do vazio – Ensaios sobre o individualismo contemporâneo”.
Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativá-las, clique no menu do player.
Fronteiras do Pensamento | Edição Karina Roman | Finalização Marcelo Allgayer | Tradução Alexandre Fernandez e Bruno Mattos
Gilles Lipovetsky
Filósofo