Postado em ago. de 2024
Economia e Negócios
A nova economia
Como a economia global está se transformando em resposta à crise ambiental? Clique no vídeo ao lado e descubra.
Jorge Caldeira discute a transformação econômica global que começou no início dos anos 2000, centrada na questão ambiental. Ele argumenta que a visão tradicional de que a natureza é uma fonte inesgotável de recursos gratuitos e sem valor econômico está sendo desafiada. Antigamente, acreditava-se que o valor econômico residia apenas na extração de recursos naturais pela produção humana. No entanto, climatologistas e biólogos alertaram que esse modelo de produção está destruindo a natureza e, consequentemente, a capacidade de produção futura.
A partir dos anos 1990, no setor privado, especialmente entre empresários e economistas, começou a surgir a consciência de que era necessário repensar a economia para evitar a destruição ambiental. Essa mudança de paradigma sugere que o valor central na nova economia deve estar na preservação da natureza, e não mais na exploração ilimitada dos seus recursos.
Reconhecido por seus relatos inovadores sobre o País, Jorge Caldeira é imortal da Academia Brasileira de Letras e autor do best-seller História da riqueza no Brasil.
Cientista social com mestrado em sociologia e doutorado em ciência política pela USP, publicou Mauá: empresário do Império, e ao longo de suas 20 obras vem recuperando personagens esquecidos para recontar a história brasileira, por vezes contrariando a historiografia oficial e oferecendo uma nova visão sobre a era colonial no País. Sua mais recente obra, Brasil: paraíso restaurável, discute as potencialidades do País diante da economia verde.
Assine o Fronteiras+, a plataforma de conteúdo que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários, clubes de leitura e cursos. Torne-se membro do Fronteiras+ e tenha acesso às ideias e mentes que moldam o mundo, onde e quando quiser. Clique aqui para saber mais.
Jorge Caldeira
Escritor e historiador brasileiro