Postado em abr. de 2024
Ciência
A verdade sobre os buracos negros
A física revela como foi a criação do instrumento responsável por detectar ondas gravitacionais, que confirmaram a existência de buracos negros e expandiram nosso conhecimento do universo.
Janna Levin conta que o físico jovem Ray Weiss desenvolveu o instrumento LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) para detectar ondas gravitacionais de buracos negros. LIGO é um instrumento semelhante a um violão elétrico, custando cerca de um bilhão de dólares e envolvendo mil pessoas em sua construção.
Após 15 anos sem detectar nada, em 2015, durante a primeira execução científica do detector avançado, ocorreu um evento significativo. Duas colisões de buracos negros foram registradas, emitindo mais energia em ondas gravitacionais do que todas as estrelas no universo observável combinadas. Outro evento notável foi a colisão de duas estrelas de nêutrons, produzindo um som distinto devido à sua composição física diferente dos buracos negros.
Física teórica e astrônoma norte-americana, Janna Levin escreve sobre a obstinação do homem em desvendar os mistérios do universo. Para ela, uma das coisas belas sobre a ciência é que ela unifica as pessoas.
Assista a conferência completa no Fronteiras+, a plataforma de conteúdo que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários, clubes de leitura e cursos. Torne-se membro do Fronteiras+ e tenha acesso às ideias e mentes que moldam o mundo, onde e quando quiser. Clique aqui para saber mais.
Janna Levin
Física teórica e astrônoma norte-americana