Postado em abr. de 2018
Literatura | Cultura
Alejandro Zambra - Fronteiras do Pensamento 2018
Escritor chileno, considerado um dos mais relevantes autores latino-americanos contemporâneos, sobe ao palco do Fronteiras com Javier Cercas
Alejandro Zambra é considerado um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana contemporânea. Zambra defende que é preciso indagar quais os lugares ocupados pela literatura e o que significa ler e escrever hoje em dia.
Alejandro Zambra vem ao Fronteiras do Pensamento 2018 para um debate especial com seu colega de profissão, o espanhol Javier Cercas.
Aclamado pela crítica e pelo público, Zambra foi eleito pela revista britânica Granta como um dos 22 melhores jovens escritores hispano-americanos. Seu livro mais recente é “Múltipla escolha”, em que reflete sobre memória, educação, relacionamentos, política e desigualdade, utilizando o formato da Prova de Aptidão Acadêmica, aplicada no Chile de 1966 a 2002 aos candidatos a vagas em universidades no Chile.
O autor trabalhou durante anos como crítico literário antes de tornar-se ficcionista. Em 2006, publicou pela editora espanhola Anagrama o seu primeiro romance, “Bonsai”, que recebeu diversos prêmios e tornou-se um sucesso. Adaptado para o cinema pelo diretor chileno Cristián Jiménez, o filme foi apresentado no Festival de Cannes em 2011.
Garanta sua participação no ciclo de conferências deste ano. Acesse www.fronteiras.com e saiba mais sobre o projeto, que acontece em São Paulo e Porto Alegre.
Alejandro Zambra
Escritor