Postado em ago. de 2023
Sociedade | História | Ativismo e Causas Humanitárias
Desafiando a Fé no Mercado e a Perda de Valores na Política Atual
Na conferência do Fronteiras do Pensamento, Sandel afirma que a crise da virtude cívica reflete na queda da moral, globalização do mercado e esvaziamento moral, enquanto a mudança climática redefine a necessidade de autogoverno.
Michael Sandel examina a crise na virtude cívica na governança recente, atribuída à perda dos valores e da dimensão moral no discurso público.
Segundo Sandel, a queda da moral pública é impulsionada pela fé no mercado, meritocracia e mobilidade individual como soluções para a desigualdade. Contudo, o filósofo afirma que isso afasta o debate moral da esfera pública, levando a discursos técnicos e perda do debate democrático.
Para Sandel, a globalização de mercado enfraquece a capacidade de autogoverno ao tratar políticas econômicas como leis naturais, limitando discussões sobre distribuição de bens e valores sociais. O esvaziamento moral exclui questões controversas do debate público, deixando economistas e mercados decidirem, retirando poder dos cidadãos.
A mudança climática, segundo Sandel, redefine a necessidade de autogoverno ao transformar concepções da natureza. Isso demanda debates coletivos, reforçando a participação ativa dos cidadãos na construção do futuro.
Este é um trecho de sua conferência no Brasil realizada pelo Fronteiras do Pensamento em 2023.
Você ainda tem tempo de adquirir a temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento online e obter acesso a todos os eventos do Fronteiras, clique aqui!
Michael Sandel
Filósofo político e escritor norte-americano