Postado em mar. de 2024

Psicologia e Saúde Mental

Dualidade entre a luz e a sombra

O físico nos convida a refletir sobre nossa relação com a natureza e o planeta, sugerindo que é hora de considerarmos os impactos de nossas escolhas para o futuro da humanidade e do ambiente em que vivemos.


Compartilhe:


Neste vídeo, Marcelo Gleiser reflete sobre a jornada da humanidade ao longo dos anos e como chegamos ao ponto atual de nossa história. O pensador destaca que nossos antepassados compreendiam profundamente nossa interdependência com a natureza, celebrando sua magia e espiritualidade. No entanto, com o desenvolvimento da agricultura e das cidades, a humanidade passou a concentrar riquezas e explorar a natureza de forma utilitária, desconsiderando sua sacralidade.

Segundo Gleiser, a ciência moderna, desde os tempos de Copérnico até Newton, descreve o mundo de forma mecânica, transformando a visão do universo em algo semelhante a um relógio. Esse entendimento levou à Revolução Industrial, que se alimenta dos recursos naturais da Terra, como petróleo, gás natural e carvão, para alimentar sua máquina industrial.

No entanto, esse crescimento industrial tem seus custos. O físico afirma que a humanidade está agora enfrentando as consequências de sua exploração desenfreada dos recursos naturais, que resultaram em poluição, desigualdade social e desumanização. É hora de repensar nossas ações e considerar o preço que estamos pagando por esse crescimento, tanto para nós mesmos quanto para o planeta.

Primeiro latino-americano contemplado com o Prêmio Templeton, conhecido como “Nobel da espiritualidade”, o físico teórico brasileiro Marcelo Gleiser é pós-doutor pelo King’s College de Londres, pelo Fermilab de Chicago e pela Universidade da Califórnia. Publicou os best-sellers A harmonia do mundo, A dança do universo e O fim da Terra e do Céu.

Professor do Dartmouth College há mais de 30 anos, já foi premiado e recebeu bolsas de pesquisa da Casa Branca, CNPq, CBL, NASA, National Science Foundation e OTAN. É membro da Sociedade Internacional de Ciência e Religião e da Sociedade Americana de Física. Há três décadas vem divulgando a ciência pela mídia no Brasil e no mundo: atualmente é colunista da National Public Radio (NPR) e conselheiro editorial da National Geographic. Foi colunista do jornal Folha de S. Paulo e apresentou os quadros “Poeira das Estrelas” e “Mundos Invisíveis” no programa Fantástico, da Rede Globo.

Marcelo Gleiser está no Fronteiras+, a plataforma de conteúdo que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários, clubes de leitura e cursos. Torne-se membro do Fronteiras+ e tenha acesso às ideias e mentes que moldam o mundo, onde e quando quiser. Clique aqui para saber mais.

 

 

 

 

Compartilhe:


Marcelo Gleiser

Marcelo Gleiser

Física

Físico teórico brasileiro
Ver Bio completa