Postado em jan. de 2020
Sociedade | Economia e Negócios | Mulheres Inspiradoras
Economia e formações predatórias
Socióloga reflete sobre práticas predatórias da economia global e suas consequências para as economias nacionais
“Economia global" não é positiva ou negativa, mas sim uma hidra de muitas cabeças, explica a socióloga Saskia Sassen. Segundo as teorias da intelectual holandesa, é mais interessante trocar a ideia de “economia global”, como se fosse apenas uma coisa, por um conjunto de tipos muito diferentes de mercados e de empresas que operam além das fronteiras.
Algumas destas práticas contribuem para fortalecer as economias nacionais e outros são predatórias – destroem a economia e a cultura locais. É o segundo tipo, as formações predatórias, que Sassen foca seus estudos e discute neste vídeo.
Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTub...
Não deixe de assistir à entrevista exclusiva de Sassen ao Fronteiras
Saskia Sassen é referência na área da sociologia urbana por suas análises sobre os fenômenos da globalização, da migração urbana e do impacto das tecnologias de comunicação nas formas de governo. A intelectual holandesa popularizou o termo “cidades globais”.
Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativar as legendas de qualquer vídeo do YouTube, siga as instruções: vá até o menu do player e clique no ícone da roda dentada (se você estiver em um computador) ou selecione os três pontinhos (se estiver no mobile). Escolha a língua da sua preferência e não esqueça de se inscrever em nosso canal.
Saskia Sassen
Socióloga