Postado em fev. de 2020

Educação | Literatura | Cultura

Espírito crítico e literatura

Escritor defende que a literatura tem papel fundamental no processo de formação dos cidadãos.


Mario Vargas Llosa enfatiza as diferenças entre literatura e realidade e, ao mesmo tempo, defende o quanto a literatura faz a diferença na realidade. Ele afirma que a literatura nos faz perceber que o mundo real está abaixo das nossas aspirações: “e essa atitude de inconformidade diante do mundo, é a fonte principal do progresso, da transformação, das mudanças”. Llosa lembra que uma sociedade impregnada de boa literatura é uma sociedade mais difícil de enganar.

Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTube 

Vargas Llosa é jornalista, dramaturgo, ensaísta e crítico literário, reconhecido como um dos mais importantes escritores da atualidade. Desde 1990, é colunista do jornal El País, textos estes traduzidos e publicados em diversos veículos de comunicação pelo mundo.

Crítico dos regimes ditatoriais e do populismo demagógico, é defensor da democracia e da liberdade, e um exímio observador da história latino-americana recente. Para ele, a cultura pode ser um experimento de reflexão, pensamento, sonho, paixão e poesia.

Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativar as legendas de qualquer vídeo do YouTube, siga as instruções: vá até o menu do player e clique no ícone da roda dentada (se você estiver em um computador) ou selecione os três pontinhos (se estiver no mobile). Escolha a língua da sua preferência e não esqueça de se inscrever em nosso canal.

Compartilhe


Mario Vargas Llosa

Mario Vargas Llosa

Escritor

Prêmio Nobel de Literatura. Reconhecido como um dos mais importantes escritores da atualidade.
Ver Bio completa