Postado em out. de 2019

Sociedade | Cidades Inteligentes | Mulheres Inspiradoras | Social

Evolução urbana baseada na troca de conhecimento

Socióloga propõe uma evolução nas cidades baseada no compartilhamento do conhecimento local.


O que aconteceria se houvesse uma troca recíproca de conhecimento dentro das cidades? A socióloga Saskia Sassen defende uma evolução baseada na ideia da sabedoria compartilhada entre centro e periferia. Dentro de um conceito de sabedoria codificada criada na própria localidade, esse sistema seria capaz de multiplicar a diversidade e dar voz ao conhecimento desenvolvido por minorias.

Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTube

Sassen é referência na área da sociologia urbana por suas análises sobre os fenômenos da globalização, da migração urbana e do impacto das tecnologias de comunicação nas formas de governo. O termo “cidades globais" foi popularizado a partir de suas pesquisas.

Mestre em Ciências Sociais e Ph.D. em Economia pela Universidade de Notre Dame, foi eleita uma das 50 pensadoras globais mais influentes pela Prospect em 2014 e um dos 100 principais pensadores mundiais de 2011 pela Foreign Policy.

Assista a mais vídeos de Mundo no site do Fronteiras do Pensamento www.fronteiras.com/videos/categorias/mundo

Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativar as legendas de qualquer vídeo do YouTube, siga as instruções: vá até o menu do player e clique no ícone da roda dentada (se você estiver em um computador) ou selecione os três pontinhos (se estiver no mobile). Escolha a língua da sua preferência e não esqueça de se inscrever em nosso canal.

Compartilhe


Saskia Sassen

Saskia Sassen

Socióloga

Socióloga holandesa. Referência por suas análises sobre migração urbana e impacto das tecnologias, seu trabalho popularizou o termo “cidades globais”.
Ver Bio completa