Postado em jan. de 2021

Arte | Literatura | Cultura

Histórias criadas, histórias vividas

Historiador cultural norte-americano, Robert Darnton fala sobre ficção e realidade na criação de histórias.


Compartilhe:


Darnton explica seu processo de escrita literária, e diz que os livros dele fazem referência a algo que ele sente verdadeiro. Embora ele crie histórias, as vidas narradas são associadas a vidas que realmente foram vividas. Já na ficção, tudo poderia ser inventado sem nenhum tipo de rigor. A criação envolve elementos subjetivos e que podem estar errados, mas existe o esforço do escritor para entender do jeito certo. 

Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTub...

Historiador cultural norte-americano, Robert Darnton é pioneiro nos estudos sobre a história do livro. Graduado em Harvard, Mestre e Doutor pela Oxford, tornou-se responsável por disponibilizar pela internet o conjunto da produção intelectual de Harvard, quando era diretor da biblioteca. 

Uma de suas publicações aborda o impacto da censura na literatura, considerando a censura uma particularidade da história. Para Darnton, a história da censura não representa uma batalha entre luzes e escuridão, representa a história de um contexto e comportamento humanos.

Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativar as legendas de qualquer vídeo do YouTube, siga as instruções: vá até o menu do player e clique no ícone da roda dentada (se você estiver em um computador) ou selecione os três pontinhos (se estiver no mobile). Escolha a língua da sua preferência e não esqueça de se inscrever em nosso canal.

Compartilhe:


Robert Darnton

Robert Darnton

Historiador cultural norte-americano

Historiador cultural norte-americano, diretor da Biblioteca de Harvard.
Ver Bio completa