Postado em abr. de 2018
Literatura | Cultura
Javier Cercas - Fronteiras do Pensamento 2018
Escritor espanhol usa a literatura para propor uma reflexão sobre o passado da Espanha e do mundo ocidental e sua relação com o presente.
Javier Cercas é reconhecido por explorar em seus livros os limites entre a realidade e a ficção. Discípulo de Miguel de Cervantes e amigo do escritor chileno Roberto Bolaño, que o incentivou a seguir com a carreira literária, usa a literatura para propor uma reflexão sobre o passado da Espanha e do mundo ocidental e sua relação com o presente.
Javier Cercas vem ao Fronteiras do Pensamento 2018 refletir sobre a incapacidade de encararmos nossa própria história, em uma conferência seguida de debate com o escritor chileno Alejandro Zambra.
Doutor em Filologia Hispânica, Javier Cercas teve sua obra traduzida para mais de 30 idiomas. É colaborador do jornal El País desde 1999, e atuou como professor nas universidades de Illinois nos Estados Unidos e de Girona na Cataluña.
Em 2001, publicou “Soldados de Salamina”, romance que obteve êxito fora do seu país de origem e vendeu mais de 1 milhão de cópias. O livro recebeu elogios de escritores como Mario Vargas Llosa, J. M. Coetzee e Susan Sontag e recria o momento considerado mais dramático da vida do escritor e ideólogo da Falange Rafael Sánchez Mazas durante a guerra civil espanhola. Seu livro mais recente, “El monarca de las sombras”, publicado em 2017, aborda novamente o tema da guerra civil espanhola, momento histórico que marcou o seu país e a sua família.
Garanta sua participação no ciclo de conferências deste ano. Acesse www.fronteiras.com e saiba mais sobre o projeto, que acontece em São Paulo e Porto Alegre.
Javier Cercas
Escritor