Postado em mar. de 2020

Literatura | Cultura | Social

Ler e escrever para estar no mundo

Alejandro Zambra descreve sua relação com a literatura e as palavras, e conta suas motivações para seguir escrevendo.


Alejandro Zambra sinaliza que ler e escrever são atividades extremamente solitárias, mas que servem a um viés social, que ganham significado em uma comunidade. Desde seu interesse pelas palavras, na infância, até a consciência de sua vocação, na vida adulta, o escritor considera a atividade “como uma necessidade muito individual, mas também como um desejo de contato”.

Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTube

Considerado um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana contemporânea, Alejandro Zambra atua como poeta, romancista e ensaísta.

Seu primeiro romance, “Bonsai”, recebeu diversos prêmios e foi adaptado para o cinema, sendo apresentado no Festival de Cannes em 2011. Também é colunista de periódicos no Chile e colabora com o suplemento literário Babelia do jornal espanhol El País, a revista espanhola Turia e a mexicana Letras Libres.

Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativar as legendas de qualquer vídeo do YouTube, siga as instruções: vá até o menu do player e clique no ícone da roda dentada (se você estiver em um computador) ou selecione os três pontinhos (se estiver no mobile). Escolha a língua da sua preferência e não esqueça de se inscrever em nosso canal.

Compartilhe


Alejandro Zambra

Alejandro Zambra

Escritor

Escritor chileno, é considerado um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana.
Ver Bio completa