Postado em abr. de 2024
Psicologia e Saúde Mental
Manifesto para o futuro da humanidade
Em "O despertar do universo consciente", Gleiser argumenta que, "se queremos salvar o nosso projeto de civilização, precisamos reinventar nossa relação com a vida e com o planeta.". Clique no vídeo e assista a este debate do Mundo Livro.
Convocando sociedade e comunidade científica a uma nova compreensão do universo, O despertar do universo consciente, de Marcelo Gleiser, é um notável manifesto pela sobrevivência da humanidade e de nosso raro planeta.
Desde que Copérnico tirou a Terra do centro do universo, a humanidade passou a se ver cada vez mais à deriva, um pontinho insignificante em uma imensidão fria. Hoje consideramos que quanto mais aprendemos sobre o universo, menos relevantes somos, quando deveria ser justamente o contrário.
Em O despertar do universo consciente, Gleiser, físico e astrônomo renomado internacionalmente, vencedor do Prêmio Templeton 2019, argumenta que, se queremos salvar o nosso projeto de civilização, precisamos reinventar nossa relação com a vida e com o planeta.
Examinando a história da vida na Terra e a possibilidade de vida em outros planetas com clareza e autoridade, o autor argumenta que estamos usando o paradigma errado em relação ao lugar que ocupamos. Devemos abraçar uma perspectiva biocêntrica – que tem a vida como centro, que reconhece a raridade do nosso planeta num universo hostil à vida.
Este novo paradigma repensa os ideais iluministas e propõe um novo compasso moral para a humanidade, unida na mesma missão: a preservação da Terra, o planeta onde, através da voz humana, o universo conta a sua própria história.
Um dos intelectuais de maior impacto no pensamento contemporâneo brasileiro e mundial, Marcelo Gleiser recebeu do presidente Bill Clinton o Presidential Faculty Fellows Award em 1994. É conselheiro geral da Sociedade Americana de Física, vencedor de três prêmios Jabuti, e autor de mais de 15 livros. Gleiser foi o primeiro latino-americano a receber o Prêmio Templeton, honra que divide com Madre Tereza e Dalai Lama. Em 2024, lançou Island of Knowledge, um retiro localizado na Toscana dedicado ao florescimento humano.
Lourenço Bustani co-fundou a Mandalah e é conselheiro do Sistema B e Presidente do Conselho do Instituto Phaneros. Foi Coordenador-geral da campanha de Marina Silva à Presidência do Brasil em 2018. É reconhecido como uma das 100 pessoas mais criativas no mundo dos negócios pela Fast Company e pela GQ como um dos 100 CEOs mais inspiradores do Brasil. Em 2024, junto a Marcelo Gleiser, lançou Island of Knowledge.
Mundo Livro: o clube de leitura do Fronteiras+
Participe de uma jornada através dos temas e livros fundamentais para a compreensão do mundo atual. A cada mês, oferecemos uma sugestão de leitura acompanhada por debates conduzidos por especialistas que revelarão obras capazes de proporcionar uma perspectiva única sobre o mundo contemporâneo.
Junte-se a especialistas que desvendarão as complexidades do mundo moderno no clube de leitura exclusivo do Fronteiras+.
Se prepare para os debates com as leituras do Mundo Livro:
📖 O essencial de Adam Smith: os fundamentos do capitalismo - James Otteson
📖 A mente moralista: por que pessoas boas são segregadas por política e religião - Jonathan Haidt e Wendy Campos
📖 Humanidade: uma história otimista do homem - Rutger Bregman
📖 Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie
📖 12 regras para a vida: um antídoto para o caos - Jordan Peterson
📖 O crepúsculo da democracia: como o autoritarismo seduz - Anne Applebaum
📖 Submissão - Michel Houellebecq
📖 A vida mentirosa dos adultos - Elena Ferrante
📖 O corredor estreito: estados, sociedades e o destino da liberdade - Daron Acemoglu, James A. Robinson
📖 A máquina de fazer espanhóis - Valter Hugo Mãe
📖 O novo iluminismo - Steven Pinker
📖 Sonho manifesto - Sidarta Ribeiro
Assista o debate completo no Fronteiras+, clique aqui para saber mais.,