Postado em out. de 2024
Internet e Redes Sociais
Movimentos sociais na era digital
Qual é o papel da internet na formação e organização de movimentos sociais e na promoção da liberdade de comunicação entre os jovens? Clique no vídeo ao lado para assistir.
Manuel Castells destaca a internet como essencial para a vida dos jovens, criando um mundo híbrido entre o digital e o físico, que ele chama de "Virtualidade Real". Ele aborda a autocomunicação de massa, que facilita novas formas de contrapoder e organização de movimentos sociais, impulsionados pela busca por dignidade.
Esses movimentos começam online e se expandem para o espaço físico, resistindo à repressão. Castells também alerta para a necessidade de alinhar o avanço tecnológico com o desenvolvimento ético, já que a liberdade digital não garante seu uso responsável.
Doutor em sociologia pela Universidade de Paris, é professor nas áreas de sociologia, comunicação e planejamento urbano e regional e pesquisador dos efeitos da informação sobre a economia, a cultura e a sociedade em geral.
Principal analista da era da informação e das sociedades conectadas em rede, sua obra virou referência obrigatória na discussão das transformações sociais do final do século XX.
Assine o Fronteiras+ e veja a entrevista completa, a plataforma de conteúdo que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários, clubes de leitura e cursos. Torne-se membro do Fronteiras+ e tenha acesso às ideias e mentes que moldam o mundo, onde e quando quiser. Clique aqui para saber mais.
Manuel Castells
Sociólogo