Postado em abr. de 2017
Literatura | História
O grande motor da transformação humana
Nobel de Literatura discute a complementaridade entre a criação literária e o estudo da história.
Nobel de Literatura discute a complementaridade entre a criação literária e o estudo da história. Para Llosa, a liberdade do escritor ligado às questões de seu tempo é um dos mais importantes fatores para tratar de temas que escapam aos historiadores – a vida emocional das personagens, bem como a possibilidade de assumir uma posição crítica diante da realidade e de desenvolver um espírito crítico nos leitores – sentimentos e elementos que o Nobel considera cruciais para fazer da literatura o grande motor da transformação humana.
Vargas Llosa é jornalista, dramaturgo, ensaísta e crítico literário, reconhecido como um dos mais importantes escritores da atualidade. Foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, em 2010, por “sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre resistência, revolta e derrota individual". Mario Vargas Llosa foi conferencista do Fronteiras do Pensamento em 2010 e em 2016.
Assista a outros vídeos com o Nobel em nosso site: www.fronteiras.com/videos/conferencistas/mario-vargas-llosa
INSCREVA-SE em nosso canal: após clicar no botão "Inscrever-se", clique no ícone do "sininho", que aparece logo abaixo da capa do nosso perfil no YouTube. O sininho permitirá que você seja lembrado dos nossos novos vídeos (sempre legendados), nas segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTube
Mario Vargas Llosa
Escritor