Postado em jan. de 2024

Sociedade | História

O impacto do liberalismo no mundo moderno

Segundo Mccloskey, o liberalismo pós 1800, advogando pela igualdade e liberdade individual, transformou sociedades ao abolir hierarquias baseadas em gênero, escravidão e classe social, permitindo que as pessoas moldassem seus destinos.


Compartilhe:


Segundo Deidre Mccloskey, o liberalismo emergiu como uma força transformadora após 1800, possibilitando inovações em massa ao desmantelar antigas hierarquias que limitavam oportunidades com base em gênero, escravidão e classe social. Filósofos como Mary Wollstonecraft, Adam Smith, Tom Paine e Thomas Jefferson, notadamente na Escócia do século XVIII, foram defensores da igualdade inalienável de todos os seres humanos, endossando direitos como vida, liberdade e busca da felicidade.

Mccloskey fala sobre a ascensão do liberalismo, que representou uma quebra com as hierarquias tradicionais que determinavam o destino das pessoas desde o nascimento, abrindo caminho para uma sociedade mais aberta, onde as pessoas podiam forjar seus próprios destinos. Essa mudança filosófica desafiou a ideia de que alguém estava destinado a uma profissão com base em seu nascimento, promovendo a liberdade individual.

Segundo a economista, a ênfase na liberdade individual foi acompanhada pela proposta de limitação da intervenção regulatória e tributária do governo. Enquanto reconhecendo a obrigação cristã de ajudar os menos favorecidos, o liberalismo enfatiza a importância de complementar a renda dos menos privilegiados em vez de impor salários mínimos ou proteções de emprego que poderiam excluir os jovens e os menos educados.

Para Deidre Mccloskey, essas ideias, surgidas aparentemente por acaso no século XVIII, foram posteriormente generalizadas no século XIX, exercendo influência significativa em países como Estados Unidos, Inglaterra e França. Enquanto isso, partes do Brasil ainda mantinham estruturas sociais baseadas na escravidão. O liberalismo desafiou estruturas hierárquicas preexistentes, promovendo a ideia de conceder às pessoas a oportunidade de buscar seus objetivos sem restrições excessivas.

Renomada economista e historiadora, famosa por suas análises provocativas no campo da economia, argumenta que novas ideias são o que movem o mundo, e o liberalismo é a engrenagem que gera inovações essenciais para o avanço econômico e o enriquecimento da sociedade.

Assista a conferência de Deidre Mccloskey no Fronteiras+, a plataforma de conteúdo que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários, clubes de leitura e cursos. Torne-se membro do Fronteiras+ e tenha acesso às ideias e mentes que moldam o mundo, onde e quando quiser. Clique aqui para saber mais.

 

 

Compartilhe:


Deirdre McCloskey

Deirdre McCloskey

Economista

Ícone na economia de livre mercado, na ética e na defesa de pessoas transgênero.
Ver Bio completa