Postado em set. de 2023

Sociedade | Internet e Redes Sociais

O outro lado do mundo digital

O autor e documentarista alerta sobre a era digital e seus perigos.


Compartilhe:


Douglas Rushkoff, autor e documentarista norte-americano, considerado pelo MIT um dos dez intelectuais mais influentes do mundo, é uma das principais vozes na aplicação da mídia digital para a justiça social e econômica.

Rushkoff expressa surpresa e preocupação com a elite digital mais rica e poderosa, que parece impotente para moldar o futuro da tecnologia. Ele observa como essas figuras buscam acumular riqueza e tecnologia como uma forma de se proteger da realidade que estão criando.

Rushkoff também faz uma reflexão sobre a evolução da internet, que começou como uma ferramenta para liberar o potencial da mente humana conectada, mas rapidamente se tornou voltada para o lucro. Ele destaca como a internet passou de um espaço de possibilidades para um lugar de apostas, onde a ênfase está na previsibilidade e probabilidade, em vez da criatividade e da imaginação.

Uma das principais preocupações de Rushkoff é a transformação da tecnologia de uma ferramenta para as pessoas em uma ferramenta que usa as pessoas. Ele aponta como a busca por "eyeball hours" (horas de atenção) representa uma mudança preocupante, onde a tecnologia está manipulando o comportamento humano para fins lucrativos, em vez de capacitar as pessoas a usar a tecnologia para seu próprio benefício.

Em resumo, Rushkoff destaca a necessidade de repensar o papel da tecnologia na sociedade e reverter a atual tendência de subordinação das pessoas às máquinas.

Douglas Rushkoff foi conferencista da temporada Fronteiras do Pensamento 2023.

Compartilhe:


Douglas Rushkoff

Douglas Rushkoff

Autor e documentarista norte-americano

Considerado pelo MIT um dos dez intelectuais mais influentes do mundo, é uma das principais vozes na aplicação da mídia digital para a justiça social e econômica
Ver Bio completa