Postado em jul. de 2018
Psicologia e Saúde Mental | Mulheres Inspiradoras
O pessimismo da inteligência e o otimismo da vontade
Psicanalista francesa explica a necessidade de ambas as formas de encarar a vida se quisermos cruzar nosso tempo com alguma sabedoria.
Por que a inteligência frequentemente acompanha o pessimismo? Qual o papel do otimismo em nossas vidas? A historiadora e psicanalista Elisabeth Roudinesco explica a necessidade de ambas as formas de encarar a vida para atravessarmos nosso tempo com alguma sabedoria. Para definir o mundo contemporâneo, Roudinesco traz à luz uma frase do escritor francês Romain Rolland, posteriormente retomada por Gramsci: devemos ser pessimistas pela inteligência e otimistas pela vontade.
Freud, Lacan, psicanálise, psicotrópicos e os benefícios da melancolia. Assista a todos os vídeos com Elisabeth Roudinesco www.fronteiras.com/videos/conf...
Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTub...
Elisabeth Roudinesco é uma das principais intelectuais do mundo na área da história da psicanálise. Com uma formação ampla, passando pela linguística e pela filosofia, a francesa publicou obras interpretando de forma acessível a complexa teoria freudiana, e publicou recentemente a biografia do pai da psicanálise, Sigmund Freud, resultado de um extenso trabalho de pesquisa. Conferencista do Fronteiras do Pensamento em 2016.
Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativá-las, clique no menu do player.
Élisabeth Roudinesco
Psicanalista francesa