Postado em fev. de 2020
Literatura | Cultura
O presente da literatura
Escritor israelense convida a refletir sobre a relação entre indivíduo e literatura.
Como a literatura pode contribuir com a nossa visão de mundo e de nós mesmos? O que podemos aprender para além da história que está sendo contada? O escritor Amós Oz destaca possibilidades alcançáveis apenas por meio da literatura, como, por exemplo, as dimensões mais íntimas que podemos conhecer - ou reconhecer - na vida das pessoas.
Amós Oz foi um dos escritores israelenses mais traduzidos no mundo: foi autor de romances, ensaios e críticas, com publicação em mais de 40 países. Como ativista político, era fundador e principal representante do movimento Paz Agora, no qual defendia a proposta de dois Estados para a solução do conflito entre Israel e Palestina.
Dentre as histórias de vida de Oz, viveu em assentamento agrícola, participou das forças de defesa de Israel nos conflitos com a Síria, atuou como professor, lutou na Guerra dos Seis Dias, na de Yom Kippur, e na ação militar na faixa de Gaza. Algumas de suas notórias obras são Meu Michel, De Amor e Trevas, Judas e Como criar um fanático. Amós faleceu em dezembro de 2018.
Amós Oz
Escritor