Postado em mar. de 2017
Psicologia e Saúde Mental | Governança | Mulheres Inspiradoras
O principal fator para o desenvolvimento da psicanálise
Elisabeth Roudinesco, considerada a maior especialista em história da psicanálise, explica as questões políticas que podem colaborar ou impedir a implantação da psicanálise em diferentes países.
Considerada a maior especialista em história da psicanálise, Roudinesco explica as questões políticas que podem colaborar ou impedir a implantação da psicanálise em diferentes países. Segundo Roudinesco, não existe psicanálise sem liberdade subjetiva, liberdade para investigar o inconsciente – e isso só se dá com estado de direito e democracia.
A historiadora passa por diversos exemplos de ditaduras e regimes totalitários para demonstrar como, mais definidora do que as diferenças culturais para analisar o florescimento da psicanálise nos países, é observar a liberdade política.
Reconhecida intelectual na área da história e da psicanálise, com presença ativa em publicações científicas e na imprensa, Elisabeth Roudinesco transformou a complexa doutrina freudiana em matéria-prima para best-sellers, como a História da Psicanálise na França.
Desde 2007, é presidente da Sociedade Internacional da História da Psiquiatria e da Psicanálise, sediada na França, e membro da Sociedade Francesa da História da Medicina. Professora e pesquisadora da Universidade de Paris VII, foi conferencista do Fronteiras do Pensamento em 2016.
Fronteiras do Pensamento | Edição Karina Roman | Finalização Marcelo Allgayer | Tradução Alexandre Fernandez, Marina Waquil e Francesco Settineri
Élisabeth Roudinesco
Psicanalista francesa