Postado em abr. de 2021

Filosofia | Psicologia e Saúde Mental

O sentido da vida é a vida concreta

Contardo Calligaris fala sobre a crença de sentido da vida na eternidade como fuga do presente e da vida vivida.


Cadastre-se gratuitamente AQUI para assistir a outros vídeos de Contardo Calligaris. Já tem o seu cadastro? Basta fazer o LOGIN!

Muitos acreditam que o sentido da vida está na transcendência, no eterno, esquivando-se do momento presente. O escritor e psicanalista Contardo Calligaris afirmava que a crença na eternidade, no além, seria uma forma de manter as esperanças de sentido. Em sua conferência no Fronteira do Pensamento 2019, Calligaris disse que o sentido está no que é vivido a cada dia: “a questão do sentido da vida é simples. O sentido da vida é a própria vida concreta”.

Contardo Calligaris faleceu na última terça-feira, 30 de março de 2021, aos 72 anos. Radicado no Brasil, o escritor, psicanalista e dramaturgo abordava questões sobre a existência humana e introduziu o debate sobre a obrigatoriedade da felicidade.
Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTub...

Contardo Calligaris era Doutor em psicologia clínica pela Universidade de Provence. Lecionou na Universidade Paris 8 e teve aulas com Roland Barthes e Michel Foucault, além de acompanhar os seminários ministrados pelo psicanalista francês Jacques Lacan, uma grande influência em sua formação.

O psicanalista italiano, radicado no Brasil, atendia nos seus consultórios em São Paulo e Nova York e era colunista da Folha de S. Paulo. Em seu trabalho, abordava temas como cultura e psicanálise, em especial sobre a suposta obrigatoriedade da felicidade, do gozo, da beleza e dos excessos.

Compartilhe


Contardo Calligaris

Contardo Calligaris

Psicanalista e cronista

Doutor em psicologia clínica, faz parte do corpo docente do Institute for the Study of Violence, em Boston.
Ver Bio completa