Postado em set. de 2024
Sociedade
O viés do egoísmo e suas consequências
Será que nossa visão de que o ser humano é egoísta e competitivo é realmente uma verdade, ou é uma construção histórica que molda a forma como interpretamos o mundo? Em agosto debatemos a obra "Humanidade", de Rutger Bregman, no Mundo Livro.
A edição do mês de setembro do Mundo Livro foi a obra Humanidade: uma história otimista do homem de Rutger Bregman, que foi best-seller no The Sunday Times e The New York Times e eleito Livro do Ano pela Guardian, Daily Telegraph, New Statesman e Daily Express.
"E se a humanidade estivesse programada para a bondade?" A obra é sobre uma ideia radical. Uma ideia que há muito se sabe que deixa governantes nervosos. Uma ideia negada por religiões e ideologias, ignorada pela mídia e apagada da história do mundo.
Ao mesmo tempo, é uma ideia legitimada por praticamente todos os campos da ciência. Uma ideia corroborada pela evolução e confirmada no dia a dia. Uma ideia tão intrínseca à natureza humana que passa despercebida.
A ideia de que, no fundo, a maioria das pessoas é bastante decente.
Espero que você tenha lido os e-mails enviados com comentários, resumos, e citações da leitura. Nosso objetivo é oferecer uma contextualização da obra e tornar o processo de leitura mais prazeroso!
Como de costume, o debate sobre o livro Humanidade, contou com participação do professor Vinicius Müller, doutor em História Econômica, professor do Insper e professor convidado da Fundação Dom Cabral. Autor de Educação básica, financiamento e autonomia regional e A História como Presente e da repórter Júlia Corrêa jornalista, pesquisadora e doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, com mestrado na mesma instituição. É editora da revista Estado da Arte e trabalha com comunicação e conteúdo no mercado editorial. Anteriormente, foi repórter de cultura do Estadão e editora do clube de livros TAG Experiências Literárias.
Mundo Livro: o clube de leitura do Fronteiras+.
Participe de uma jornada através dos temas e livros fundamentais para a compreensão do mundo atual. A cada mês, oferecemos uma sugestão de leitura acompanhada por debates conduzidos por especialistas que revelarão obras capazes de proporcionar uma perspectiva única sobre o mundo contemporâneo.
Junte-se a especialistas que desvendarão as complexidades do mundo moderno no clube de leitura exclusivo do Fronteiras+.
Se prepare para os debates com as leituras do Mundo Livro:
📖 O essencial de Adam Smith: os fundamentos do capitalismo - James Otteson
📖 A mente moralista: por que pessoas boas são segregadas por política e religião - Jonathan Haidt e Wendy Campos
📖 Humanidade: uma história otimista do homem - Rutger Bregman
📖 Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie
📖 12 regras para a vida: um antídoto para o caos - Jordan Peterson
📖 O crepúsculo da democracia: como o autoritarismo seduz - Anne Applebaum
📖 Submissão - Michel Houellebecq
📖 A vida mentirosa dos adultos - Elena Ferrante
📖 O corredor estreito: estados, sociedades e o destino da liberdade - Daron Acemoglu, James A. Robinson
📖 A máquina de fazer espanhóis - Valter Hugo Mãe
📖 O novo iluminismo - Steven Pinker
📖 Sonho manifesto - Sidarta Ribeiro
Assine o Fronteiras+, a plataforma de conteúdo que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários, clubes de leitura e cursos. Torne-se membro do Fronteiras+ e tenha acesso às ideias e mentes que moldam o mundo, onde e quando quiser. Clique aqui para saber mais.