Postado em fev. de 2024
Filosofia | Sociedade
Reflexões sobre a compreensão humana e o futuro da humanidade
O pensador reflete sobre a dificuldade de se sentir verdadeiramente compreendido e a sensação de ser um mistério até para si mesmo. Também aborda a ideia de que a humanidade ainda não atingiu seu potencial máximo.
Valter Hugo Mãe reflete sobre a solidão como algo inultrapassável, uma condição profunda e intrínseca ao ser humano. Ele expressa a angústia de buscar a companhia dos outros como uma forma de fugir da solidão, mas reconhece que mesmo rodeado de pessoas, essa sensação persiste.
Mãe faz referência a uma discussão sobre a incompreensão entre diferentes espécies, exemplificada pela impossibilidade de um humano entender plenamente um leão, mesmo que este pudesse falar. O pensador menciona um filósofo que vive uma vida prazerosa em Paris, mas se sente quase indecoroso por ser pessimista em relação ao futuro da humanidade, vendo-a como decadente e próxima do fim.
Em contraste, o escritor expressa a crença de que a humanidade ainda não começou de fato, e que seu esplendor está por vir, mostrando uma esperança no futuro e uma visão otimista do potencial humano.
Valter Hugo Mãe destaca-se no panorama da literatura portuguesa pelo carisma e o ecletismo. Escritor, editor e artista plástico, cursou pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea na Universidade do Porto. Possui livros publicados de poesia, contos e narrativa longa.
Em 2007, atingiu o reconhecimento público com a conquista do Prêmio Literário José Saramago com o seu segundo romance, o remorso de baltazar serapião. Na solenidade de entrega, o próprio Saramago classificou o livro como um “tsunami literário".
Mãe, em seus trabalhos, se destaca pela variedade dos meios de expressão e de temáticas, que podem falar dos pequenos detalhes do cotidiano, dos problemas contemporâneos enfrentados por países como Portugal ou das paisagens da Islândia, combinando uma prosa apurada e histórias marcadas pela emoção.
Assista a conferência de Valter Hugo Mãe no Fronteiras+, a plataforma de conteúdo que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários, clubes de leitura e cursos. Torne-se membro do Fronteiras+ e tenha acesso às ideias e mentes que moldam o mundo, onde e quando quiser. Clique aqui para saber mais.
Valter Hugo Mãe
Escritor