Postado em dez. de 2024

Arte | Cultura

Uma mensagem de Natal e convite para construir mais histórias

Vamos aproveitar esta época tão especial do ano para refletir juntos sobre a importância das histórias? Para isso, contaremos com a ajuda do grande escritor Mia Couto.


Compartilhe:


Há quem pense que as histórias correm o risco de desaparecer. Em uma sociedade cada vez mais individualista e acelerada, elas parecem algo ultrapassado, ou até dispensável. Reflexo disso são os índices cada vez menores de leitura.

Mia Couto se preocupa muito com isso. Afinal, o ato de ouvir é o que nos aproxima dos outros. E o ato de contar é o que nos permite sermos protagonistas de nossas próprias histórias.

O Natal é um momento privilegiado para pensarmos nisso. Nesta época, cristãos e não cristãos se reúnem com amigos e familiares, alguns dos quais não vemos há muito tempo, para trocarmos presentes... e histórias.

Seja a história do nascimento de Jesus, no caso das famílias religiosas, ou relatos do tempo que passamos sem nos ver, o resultado é o mesmo: falar e escutar nos reconecta com as pessoas que amamos. O Natal permite uma pausa da rotina frenética para pensarmos no que realmente importa.

Para celebrar a data, o Fronteiras+ preparou um presente especial para os assinantes: uma entrevista riquíssima e exclusiva do próprio Mia Couto. Nela, o escritor moçambicano reflete sobre diversas questões humanas e existenciais. Tudo isso com o estilo poético que é marca registrada de seus livros.

Com uma visão profundamente humanista, o vídeo é um convite para pensarmos o ano vivido com sabedoria e otimismo.

Esperamos que goste!

 

 

Compartilhe:


Mia Couto

Mia Couto

Escritor

Escritor moçambicano. Um dos principais autores do continente africano, foi agraciado com os prêmios Camões e Neustadt. É autor de livros como Terra sonâmbula, A confissão da leoa e O bebedor de horizontes.
Ver Bio completa