Postado em abr. de 2018
Arte | Cultura | Ativismo e Causas Humanitárias
Vik Muniz - Fronteiras do Pensamento 2018
Embaixador da Boa Vontade da Unesco, o artista Vik Muniz produz obras mundialmente aclamadas, com apelo popular e engajamento social.
Vik Muniz é um dos mais renomados artistas plásticos brasileiros da atualidade. Suas obras, reconhecidas pela criatividade na escolha de materiais inusitados, estão expostas nos principais museus de arte, como o Metropolitan, o Whitney e o MoMa, em Nova York, e o Reina Sofia, em Madrid.
O artista é um dos conferencistas confirmados no Fronteiras do Pensamento 2018 e sobe ao palco do projeto no evento de abertura, para um debate especial com a atriz Fernanda Torres.
Ao mesmo tempo em que figura na lista dos 100 artistas mais valorizados do planeta, a produção de Vik tem apelo popular. Ativista social e embaixador da Boa Vontade da Unesco, o engajamento encontrou a arte em projetos como o que realizou com catadores do enorme aterro localizado no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A experiência foi mostrada no premiado documentário “Lixo Extraordinário”, produzido em 2010. Em 2015, abriu a Escola Vidigal, uma parceria entre Muniz e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), focada em levar arte e tecnologia para crianças. Também foi um dos diretores das cerimônias dos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Garanta sua participação no ciclo de conferências deste ano. Acesse www.fronteiras.com e saiba mais sobre o projeto, que acontece em São Paulo e Porto Alegre.
Vik Muniz
Artista plástico