Postado em nov. de 2020
Filosofia | Sociedade | Social
Os novos debates da individualidade
A individualidade existe apenas em sociedades democráticas, afirma o sociólogo Zygmunt Bauman. E na esfera privada, como funciona?
“Você não pode ser um indivíduo em uma sociedade tirana, numa sociedade totalitária. Não somos realmente indivíduos.” Deve haver uma cooperação mútua entre indivíduo e sociedade, afirma Bauman, que, quando jovem, temia que todo perigo tivesse origem na esfera pública. Passados os anos, o filósofo observa debates vívidos envolvendo assuntos íntimos, como em talk shows, mas sem abordagem de problemas sociais.
Nossos antepassados conseguiram afastar a repressão que um dia vigorou, hoje não existe mais o mesmo medo de ocorrer forte opressão da individualidade, como a censura e a polícia secreta. Mas um perigo veio do outro lado, da esfera privada. A maior aproximação contemporânea da ágora, do lugar onde a democracia foi feita, refeita, continuada, desenvolvida e protegida, a maior aproximação disso são os talk shows na televisão. É onde as massas assistem, participam, telefonam, enviam perguntas, mensagens, etc.”, mas neles não se discute o bem-estar da sociedade e os problemas que sofremos atualmente. Eles apenas discutem problemas individuais e íntimos.
Inscreva-se em nosso canal e ative as notificações para ser lembrado dos novos vídeos todas as segundas e quintas-feiras http://bit.ly/FronteirasYouTub...
Sociólogo polonês, conhecido mundialmente por seu conceito de “Modernidade líquida” – em que as ideias de emancipação, individualidade, tempo/espaço, trabalho e comunidade estão propensas a mudar com rapidez e de forma imprevisível.
Falecido em 2017, Bauman foi professor emérito de sociologia nas Universidades de Leeds (Inglaterra) e de Varsóvia (Polônia). Foi agraciado com o Prêmio Príncipe das Astúrias de comunicação e humanidades em 2010, teve mais de 20 obras publicadas no Brasil, dentre as quais “Modernidade líquida”, “O mal-estar da pós modernidade” e “Vidas desperdiçadas”. Todos os vídeos do canal possuem legendas. Para ativar as legendas de qualquer vídeo do YouTube, siga as instruções: vá até o menu do player e clique no ícone da roda dentada (se você estiver em um computador) ou selecione os três pontinhos (se estiver no mobile). Escolha a língua da sua preferência e não esqueça de se inscrever em nosso canal.
Zygmunt Bauman
Sociólogo