Muriel Barbery
Renomada romancista francesa best-seller no mundo todo
Renomada romancista francesa, nasceu em Casablanca, Marrocos. Formada em filosofia, lecionou por quinze anos antes de se dedicar totalmente à literatura e escrever suas duas primeiras obras: A morte do gourmet (2009) e A elegância do ouriço (2008), seu magnum opus.
Foram 12 milhões de cópias vendidas globalmente, com mais de 50 reimpressões, figurando na lista de best-sellers em países como Itália, Alemanha, Espanha e Coreia do Sul. Foi o livro mais vendido da história da editora Gallimard, desbancando clássicos de Albert Camus e André Malraux.
A obra, que relata os conflitos e excentricidades dos moradores de um prédio elegante de Paris, também ganhou versão cinematográfica, adaptada por Mona Achache, sob o título Le hérisson.
O sucesso levou a romancista a uma temporada sabática no Japão, em Kyoto. Lá, entre cravos, azaleias e cerejeiras, descobriu um jardineiro solitário, que procurava a forma perfeita para o seu jardim. Daí surge a inspiração de Uma rosa só (2022), encerrado 11 anos depois.
Já são seis romances, todos existencialistas. “Meus personagens passam o tempo todo se perguntando por que eles estão onde estão e o que eles procuram”, descreve a escritora.
A autora recusa veementemente qualquer tipo de normatização ou imposição de temas para a sua produção. “É uma pena que as pessoas não vejam que o que faz a literatura é a liberdade”.
ASSISTA
Assista conteúdos publicados pelo pensador.
Ver mais conteúdos >LEIA
Leia conteúdos publicados pelo pensador.
Ver mais conteúdos >