Nouriel Roubini
O economista americano que mapeou as 10 mega-ameaças para a humanidade.
No ano de 2006, em um discurso para os executivos do Fundo Monetário Internacional (FMI), ele fez o primeiro alerta para os riscos da bolha do mercado imobiliário norte-americano. Suas previsões sobre os balanços econômicos invertidos tornaram-se realidade em 2008, quando o mundo mergulhou em uma crise avassaladora.
Cidadão norte-americano, nascido na Turquia, com tradição judaico-iraniana, é economista com doutorado em Harvard, professor emérito da Stern School of Business da Universidade de Nova York e CEO da Roubini Macro Associates, LLC, uma empresa de consultoria macroeconômica global, sediada em Nova York.
Suas previsões lhe renderam o apelido de Dr. Doom, além da atenção de mercados e governos.
Atuou no Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca e no Departamento do Tesouro dos EUA. Em 2013, foi agraciado pelo Global Thinkers Forum com o prêmio de Excelência em Pensamento Global.
Combinando de forma muito peculiar informações históricas e econômicas, em Economia das crises (2010) o autor trata os desastres como 2008 como fatos previsíveis, passíveis de prognóstico.
Em Mega-ameaças (2023), o economista mapeia dez possíveis causas de crises globais (das crises climáticas aos conflitos no Oriente Médio) e estuda saídas macroeconômicas diante da urgência desses problemas.
Um estudioso com notáveis insights em sua trajetória afirma que “o mundo hoje é muito diferente do que era entre 1945 e meados da década de 1980. Há novas ameaças que (...) podem destruir não apenas a economia global, mas o mundo em geral”
ASSISTA
Assista conteúdos publicados pelo pensador.
Ver mais conteúdos >