Postado em mai. de 2024
Futuro e Tendências Globais
Os limites da inteligência artificial
"Acredito que a IA pode ter benefícios para a humanidade. Mas acho que os sistemas, como estão sendo feitos, são incontroláveis. E espero que vocês enxerguem que existe outra forma de produzir IA e que permitirá que a humanidade fique no controle."
Uma das maiores referências em Inteligência Artificial (IA), físico graduado em Oxford e doutor pela Universidade de Stanford, Stuart Russell foi vice-presidente do Conselho de IA e Robótica do Fórum Econômico Mundial e atuou como consultor da ONU para o controle de armas.
Autor de Inteligência artificial a nosso favor (2021), seu livro é o texto-padrão em IA usado por mais de 1,5 mil universidades em 135 países. O cientista busca maneiras de conviver com máquinas capazes de aprender, a fim de garantir que elas trabalhem estritamente de acordo com objetivos pautados pelos homens.
Em 2016, fundou o Centro de Inteligência Artificial Compatível com Humanos na Universidade de Berkeley. Suas preocupações atuais incluem a ameaça de armas autônomas e o futuro da Inteligência Artificial e sua relação com a humanidade.
Assista a conferência completa no Fronteiras+, a plataforma de conteúdo que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários, clubes de leitura e cursos. Torne-se membro do Fronteiras+ e tenha acesso às ideias e mentes que moldam o mundo, onde e quando quiser. Clique aqui para saber mais.
Stuart Russell
O cientista inglês que discute os limites da Inteligência Artificial