Stuart Russell

Stuart Russell

O cientista inglês que discute os limites da Inteligência Artificial

Uma das maiores referências em Inteligência Artificial (IA), físico graduado em Oxford e doutor pela Universidade de Stanford, foi vice-presidente do Conselho de IA e Robótica do Fórum Econômico Mundial e atuou como consultor da ONU para o controle de armas.

Autor de Inteligência Artificial a nosso favor (2021), seu livro é o texto-padrão em IA usado por mais de 1,5 mil universidades em 135 países. O cientista busca maneiras de conviver com máquinas capazes de aprender, a fim de garantir que elas trabalhem estritamente de acordo com objetivos pautados pelos homens.

Após seu doutorado em 1986, ingressou na Universidade da Califórnia, Berkeley, como professor de Ciência da Computação. De 2008 a 2011, também foi professor adjunto de Cirurgia Neurológica na Universidade da Califórnia, onde realizou estudos sobre fisiologia computacional e monitoramento de unidades de terapia intensiva.

Sua pesquisa reúne contribuições para aprendizado de máquina, raciocínio probabilístico, representação de conhecimento, planejamento e tomada de decisão em tempo real, rastreamento multitarget, visão computacional e aprendizagem por reforço inverso.

Em 2016, fundou o Centro de Inteligência Artificial Compatível com Humanos na Universidade de Berkeley. Suas preocupações atuais incluem a ameaça de armas autônomas e o futuro da Inteligência Artificial e sua relação com a humanidade.

Compartilhe: