Postado em out. de 2023
Sociedade | História
Reinterpretando a história
O arqueólogo desafia visões tradicionais da história humana e destaca a diversidade surpreendente das sociedades pré-agrícolas em todo o mundo.
David Wengrow é arqueólogo, antropólogo e professor de arqueologia comparada no Instituto de Arqueologia da University College London, coautor de O despertar de Tudo, escrito em parceria com David Graeber e que alcançou o status de best-seller internacional.
Nos seus estudos, Wengrow propõe outras formas de liberdade e organização social em um convite para um novo futuro a partir dessa reconstrução histórica.
Wengrow explora a história das sociedades humanas e desafia as visões convencionais. Ele destaca a importância da cidade de Tasala na conquista de Tenochtitlan e do império asteca por Cortez, ressaltando o envolvimento de um parlamento indígena urbano. Além disso, as escavações arqueológicas em Tasala revelam uma cidade mesoamericana surpreendente antes da conquista, com assembleias comunais e habitações em terraços para os cidadãos comuns.
Também discute como as sociedades pré-agrícolas eram mais diversas e complexas do que se imaginava, com evidências de experimentação social e política na África subsaariana, Europa, Europa Oriental, Japão e América do Norte.
Ele enfatiza que as populações humanas primitivas alternavam entre diferentes estruturas políticas com base nas estações do ano e na disponibilidade de recursos, demonstrando a variedade de possibilidades sociais nos tempos antigos. Essas descobertas desafiam nossa compreensão tradicional da história humana e enfatizam a diversidade de experiências sociais em épocas remotas.
Assine o Fronteiras+ e veja a sua conferência completa, clique aqui!
David Wengrow
Arqueólogo, antropólogo e escritor britânico