David Wengrow
Arqueólogo, antropólogo e escritor britânico
Arqueólogo, antropólogo e professor de Arqueologia Comparada no Instituto de Arqueologia da University College London, David Wengrow foi coautor do best-seller internacional O despertar de tudo, escrito em parceria com David Graeber.
Na obra, os autores contestam frontalmente a ideia de uma ancestralidade como proposto nas teorias do século XVIII – partindo de bandos caçadores-coletores, passando pela invenção da agricultura até o surgimento da chamada civilização.
Wengrow e Graeber questionam tudo o que existe sobre as origens da propriedade, das cidades, da democracia, da escravidão e da própria sociedade moderna.
O arqueólogo, que conduziu escavações na África e no Oriente Médio, é autor de outros três livros e numerosos artigos sobre temas como as origens da escrita, arte antiga, sociedades neolíticas e o surgimento dos primeiros Estados, no Egito e na Mesopotâmia. Nos seus estudos, Wengrow propõe outras formas de liberdade e organização social em um convite para um novo futuro a partir dessa reconstrução histórica.
O autor contribuiu também com ensaios sobre temas como desigualdade social e mudança climática para o The Guardian e o The New York Times. Em 2021, foi classificado em 10º lugar na lista Power 100 da ArtReview.
LEIA
Leia conteúdos publicados pelo pensador.
Ver mais conteúdos >