Postado em jun. de 2023
Ciência
Wengrow se diz empolgado com visita ao Brasil
Arqueólogo aponta evidências que mostram interferência humana na Amazônia em regiões consideradas ‘naturais’
Em entrevista para a Folha de S.Paulo publicada no dia 04 de junho, o arqueólogo britânico David Wengrow, autor de O Despertar de tudo (2022) e conferencista da Temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento, disse que está empolgado com sua visita ao Brasil, em outubro.
A obra escrita em conjunto com David Graeber questiona o consenso sobre a origem das sociedades humanas que prevalece desde o século XIX. Segundo os autores, o homem supostamente caçador-coletor que habitava o planeta já se organizava política e socialmente muito antes do que os teóricos clássicos preconizavam.
Parte das pesquisas que orientam Wengrow tem na Amazônia brasileira um campo de pesquisa dos mais promissores. Para o pesquisador, o Brasil “talvez seja um dos países do mundo em que, apesar de todas as reviravoltas políticas e econômicas, está acontecendo mais progresso em encaixar as evidências sobre o passado humano profundo com os estudos antropológicos e etno-históricos mais recentes, de maneira que eles comecem a dialogar entre si.”
O arqueólogo cita como exemplo a terra preta da floresta, tida como solo produzido pelos indígenas. “Isso reescreve não só a história social da região, mas também a de ambientes que eram considerados simplesmente naturais, e não são. Creio que o Brasil, de muitas maneiras, está liderando esse tipo de pesquisa”, afirma.
A entrevista assinada pelo jornalista Reinaldo José Lopes está disponível no site do jornal. Confira no link.
David Wengrow é conferencista confirmado para a 17ª temporada do Fronteiras do Pensamento. Ingressos à venda! Não perca!
David Wengrow
Arqueólogo, antropólogo e escritor britânico