Postado em set. de 2023
Sociedade | História
Desvendando os mistérios da história humana
O arqueólogo e escritor que desafia as convenções sobre nossa origem.
David Wengrow é arqueólogo, antropólogo e professor de Arqueologia Comparada no Instituto de Arqueologia da University College London. Ele contribuiu com ensaios sobre temas como desigualdade social e mudança climática para o The Guardian e o The New York Times e em 2021 foi classificado em 10º lugar na lista Power 100 da ArtReview. Wengrow é co-autor do best-seller internacional O despertar de tudo, escrito em parceria com David Graeber.
Na obra, os autores contestam frontalmente a idéia da ancestralidade como proposto nas teorias do século XVIII – partindo de bandos caçadores-coletores, passando pela invenção da agricultura até o surgimento da chamada civilização. Eles questionam o consenso sobre a origem das sociedades humanas que prevalece desde o século XIX. Segundo os autores, o homem supostamente caçador-coletor que habitava o planeta já se organizava política e socialmente muito antes do que os teóricos clássicos preconizavam.
Nos seus estudos, Wengrow propõe outras formas de liberdade e organização social em um convite para um novo futuro a partir dessa reconstrução histórica. Suas pesquisas também se estendem para questões sociais e ambientais contemporâneas, oferecendo insights críticos sobre os desafios que enfrentamos hoje com uma visão única de quem estuda o passado.
David Wengrow foi o último conferencista da temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento, concluindo nossa jornada entre o caos e ordem que nos levou, através de diferentes perspectivas, em uma caminhada entre a história humana, sociedade, arte, tecnologia, governança e diversos temas essenciais para a atualidade.
Prepare-se para uma palestra intelectualmente estimulante e inspiradora, com uma visão única e provocativa: Wengrow nos desafiará a repensar o passado e a considerar novas possibilidades para o futuro.
David Wengrow
Arqueólogo, antropólogo e escritor britânico