Susan Pinker
Psicóloga
Pinker é reconhecida por seu trabalho na área da psicologia do desenvolvimento. Autora de livros e artigos sobre ciências sociais, é graduada pelas universidades McGill e de Waterloo e possui mais de 25 anos de experiência clínica e docência. Sua linha de pesquisa busca entender a mente humana no contexto da evolução.
Foi professora na Dawson College e na McGill, no Departamento de Educação e Aconselhamento Psicológico. Suas ideias foram divulgadas em publicações como The New York Times, The Times of London, The Guardian, The Economist, Der Spiegel, entre outras. Atualmente, escreve sobre comportamento humano, na coluna “Mind and Matter”, no Wall Street Journal.
Seu primeiro livro, O paradoxo sexual, lançado em 2008 e traduzido para 17 países, aborda as raízes das diferenças sexuais no mundo acadêmico e no mercado de trabalho. Agraciado com o prêmio The William James Book Award, da Associação Psicológica Americana, o projeto associa perfis biográficos à ciência, revelando como as diferenças influenciam a ambição e as escolhas profissionais de homens e mulheres.
Analisando a sociedade cada vez mais tecnológica, Pinker publicou, em 2014, The Village Effect (sem tradução no Brasil). No livro, explica como as interações sociais não são necessárias apenas para a felicidade humana, mas podem ser consideradas uma chave para a saúde, a resiliência e a longevidade. Segundo ela, passar menos tempo on-line e combinar todos os tipos de laços existentes em uma comunidade têm efeitos únicos na existência humana.
ASSISTA
Assista conteúdos publicados pelo pensador.
Ver mais conteúdos >LEIA
Leia conteúdos publicados pelo pensador.
Ver mais conteúdos >