Thomas Piketty

Thomas Piketty

Economista

Economista francês, Piketty é reconhecido mundialmente por suas pesquisas sobre economia da desigualdade e redistribuição da renda. O assunto foi tema de sua tese de doutorado, defendida na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais da França e na London School of Economics, e agraciada com o prêmio da Associação Francesa de Economia.

Em 2013, tornou-se uma celebridade mundial após lançar o livro O capital no século XXI, best-seller que vendeu milhões de exemplares. Partindo de uma fórmula simples, constatou que não há como escapar do aumento da desigualdade, visto que a renda sobre o capital avança em ritmo mais acelerado do que o crescimento econômico. Ganhou a simpatia de vencedores do Prêmio Nobel como Joseph Stiglitz e Paul Krugman, mas também acompanhou a consistência dos dados do livro ser contestada na internet e em análises da imprensa.Em 2014, publicou A economia da desigualdade.

Ajudou a criar, em 2006, e tornou-se o primeiro diretor da Escola de Economia de Paris. Meses depois, deixou o cargo para atuar na campanha presidencial do Partido Socialista na França. Atualmente, integra o Instituto Internacional de Desigualdades (III), criado em 2015 pela London School of Economics. Em 2013, recebeu o Prêmio Yrjö Jahnsson, que destaca economistas com contribuição significativa à pesquisa econômica na Europa. E foi escolhido para receber a Legião de Honra do governo francês em 2015, mas recusou em tom de protesto.

Thomas Piketty defende que cidadãos e governos são responsáveis por suas decisões e pelas consequências de suas políticas. Lançado no Brasil em 2017, seu livro Às urnas, cidadãos, faz um balanço dos mandatos de Nicolas Sarkozy e François Hollande na França, propondo a revisão de políticas e da aplicação de alíquotas, que privilegiam as grandes empresas e os mais ricos. Em 2020, foi o lançado o livro Capital e ideologia, onde Piketty aprofunda seus estudos para analisar de que forma a ideologia garante a perpetuação da desigualdade social.

Seu último livro publicado foi em 2022 Une histoire du conflit politique, juntamento com Julia Cagé.

 

 

Compartilhe: