Eduardo Giannetti

Eduardo Giannetti

Economista e escritor

Eduardo Giannetti nasceu em Belo Horizonte em 1957. Na juventude, mudou-se para São Paulo, onde concluiu curso superior em Economia e em Ciências Sociais – ambos pela Universidade de São Paulo (USP). É doutor em Economia pela Universidade de Cambridge. A formação multifacetada acabou influenciando o perfil de sua atuação profissional: Giannetti é conhecido por estudos que combinam ferramentas de análise estatística com diferentes áreas das ciências humanas, como a sociologia e a psicologia. 

Suas pesquisas buscam conciliar elementos muitas vezes considerados antagônicos, como um equilíbrio fiscal rígido e a preocupação com o bem-estar. Um dos economistas mais respeitados do Brasil, Giannetti foi professor da USP, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e da Universidade de Cambridge. Atualmente, é professor da Ibmec Educacional.

Autor de 11 livros de não ficção e ficção, é membro da Academia Brasileira de Letras. Foi vencedor do Prêmio Jabuti em duas ocasiões, com Vícios privados, benefícios públicos e As partes & o todo. Seu livro Autoengano vendeu mais de 60 mil exemplares e foi publicado em diversos países, como Inglaterra, Holanda, Itália e Japão. Em Trópicos utópicos, lançado em 2016, analisa os dilemas brasileiros em um contexto de crise civilizatória internacional. 

Foi conferencista do Fronteiras do Pensamento na temporada de 2010.



 

 

Compartilhe: