Mia Couto

Mia Couto

Escritor

O continente africano, com seu encanto e sua cultura, está em todos os livros de Mia Couto. Um dos mais relevantes autores da atualidade, ele produz obras que tentam recriar a língua portuguesa com uma influência moçambicana, produzindo um novo modelo de narrativa e revelando uma outra maneira de falar e de contar histórias.

Em 1975, ingressou na atividade jornalística, chegando a dirigir veículos de comunicação como a Agência de Informação de Moçambique, a revista Tempo e o jornal Notícias. Mas abandonou a carreira para finalizar sua formação em Biologia. Atualmente, possui uma empresa que realiza estudos de impacto ambiental, além de desenvolver trabalhos de pesquisa sobre mitos, lendas e crenças que intervêm na gestão tradicional dos recursos naturais.

É o único escritor africano membro da Academia Brasileira de Letras. Dentre suas obras publicadas no Brasil destacam-se O fio das missangas, E se Obama fosse africano, Antes de nascer o mundo, Estórias abensonhadas e Terra sonâmbula. Em 2013, foi agraciado com o Prêmio Camões de Literatura e, em 2014, com o Prêmio Literário Internacional Neustadt. No ano de 2015, tornou-se o primeiro escritor em língua portuguesa a ser indicado ao Prêmio Man Booker.

Seus livros mais recentes publicados no Brasil são O bebedor de horizontes, terceiro romance da trilogia “As areias do imperador”, O terrorista elegante e outras histórias, escrito em parceria com José Eduardo Agualusa, e o infantil A água e a águia. Por meio de suas criações, Mia Couto produz histórias repletas de humanidade, lirismo e fantasia. Ao buscar elementos das mitologias tribais, das lendas e dos causos regionais, torna mais evidente em suas obras a existência de um português de múltiplos, comprovando que a língua portuguesa está em constante evolução. 

Mia Couto é um dos entrevistados no Fronteiras+, a plataforma de conteúdo que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários, clubes de leitura e cursos. Torne-se membro do Fronteiras+ e tenha acesso às ideias e mentes que moldam o mundo, onde e quando quiser. Clique aqui para saber mais.

 

Compartilhe: