Postado em jul. de 2023
Sociedade | História | Ativismo e Causas Humanitárias
De volta ao Brasil, Sandel coloca a democracia em pauta
Professor de Harvard reedita obra que analisa o mundo pós-Trump
Para Michael Sandel a palavra democracia sempre teve um sentido mais amplo que a sua dimensão eleitoral. Quando esteve no Brasil, para a temporada 2014 do Fronteiras do Pensamento, o célebre professor de Harvard já dizia que, “ela nos ensina a nos preocuparmos com o destino de outros além de nós mesmos. A participar em uma vida em comum. A nos responsabilizarmos pelos nossos concidadãos.”
Ao longo desses quase 10 anos o mundo assistiu a uma escalada de visões autoritárias de poder colocando em xeque o que parecia um consenso ocidental, sobretudo nos Estados Unidos. Esse ‘sinal amarelo’ fez com que Sandel partisse para a reedição do seu livro O descontentamento da democracia.
De volta ao Brasil, para o Fronteiras 2023 o professor traz consigo a obra renovada, como ele mesmo explica no prefácio: “Nos anos que se passaram desde a publicação da primeira edição deste livro, o descontentamento com a democracia se aprofundou, intensificando-se a ponto de criar dúvidas sobre o futuro da democracia nos Estados Unidos. Nesta nova edição, que atravessa os anos Clinton--Bush-Obama até a presidência de Donald Trump e a pandemia de covid-19, tento explicar o porquê.”
Sandel acredita que um olhar mais focado na economia do que na questão institucional americana pode ser útil nesse momento. “Observar a evolução dessas discussões durante a era da globalização pode nos ajudar a compreender como chegamos a um momento político tão delicado”, afirma.
Essa percepção já se fazia presente há uma década. O pensador afirmava que, “quando a democracia se aprofunda, quando se torna um projeto civil e não apenas uma maneira de registrar nossas preferências no dia da eleição, ela nos força a pensar e se manifestar a respeito das vastas disparidades em renda e riqueza em poder e oportunidades que seguem descrevendo tanto de nosso mundo e de nossas vidas públicas.”
Sandel retorna em um momento diferente também para o Brasil e sua experiência democrática. Seus conceitos e valores nos levam a pensar sobre o papel da democracia e sobre o nosso próprio ‘descontentamento’. Rever Sandel, “Entre o caos e a ordem”, tema da temporada 2023, é uma oportunidade de antecipar futuros e reconstruir destinos.
Michael Sandel
Filósofo político e escritor norte-americano