Postado em set. de 2023
Sociedade | Internet e Redes Sociais
Despertando a consciência digital: construindo um futuro de conexão humana
A impactante mensagem de Rushkoff sobre ética, comunidade e interconexão na era digital
A união entre uma mente brilhante e a maestria de envolver uma plateia não é tarefa fácil, e Rushkoff o fez com naturalidade em ambas suas conferências esta semana em São Paulo e Porto Alegre.
Com um tom engraçado e sarcástico, Rushkoff conduziu a plateia por meio de anedotas pessoais e análises perspicazes a compreender o impacto da era digital em uma sociedade que, por sua grande parte, não percebe o quanto cede da sua individualidade às tecnologias.
Rushkoff frisou um conceito básico, que há milhares de anos foi vital para o desenvolvimento do que conhecemos hoje como o ser humano e a sociedade: a importância dos laços sociais físicos entre as pessoas. Se apelidando de “Doug” – e criando uma intimidade com a plateia que fortaleceu ainda mais seu ponto – o escritor indicou como nos afastamos de interações dentro de nossas comunidades, e nos tornamos progressivamente dependentes no consumismo e na tecnologia em detrimento da interdependência entre indivíduos.
Apesar do tom crítico, o teorista não vê a tecnologia como inerentemente negativa ou positiva, mas sim moldada pelas intenções e valores humanos. Rushkoff relembra a promessa original de democratização e união da internet, e que a comercialização e corporatização do espaço digital criou um ambiente de manipulação da vontade humana. A tecnologia passou a usar as pessoas, ao invés das pessoas usarem ela. Os humanos viraram o problema, algo a ser solucionado pela tecnologia, em um esforço de tornar a sociedade mais controlável e previsível.
A conferência de Rushkoff remete a três pontos centrais: a importância de abordar a tecnologia com ética, fortalecer comunidades em vez de corporações e priorizar conexões humanas na era digital.
Rushkoff destaca de forma contundente que, na era da interconexão em que vivemos, somos os arquitetos do nosso futuro como sociedade. Esta reflexão serve de elo perfeito para a última conferência da temporada do Fronteiras do Pensamento 2023, com David Wengrow, que nos auxiliará a compreender a jornada que nos trouxe até aqui.
Douglas Rushkoff
Autor e documentarista norte-americano