Postado em out. de 2021
História | Sociedade | Líderes Globais
Envie uma pergunta a Niall Ferguson
O historiador e escritor é um dos conferencistas da Temporada 2021 e responderá à Pergunta Braskem durante o lançamento de sua conferência.
Niall Ferguson, considerado uma das 100 pessoas mais influentes de 2021 segundo a Revista Time, é um dos conferencistas da Temporada 2021 Fronteiras do Pensamento – Era da Reconexão.
É possível enviar uma pergunta para Niall Ferguson pelo Whatsapp da Central de Relacionamento - 11 93775.5752 - ou por mensagem via Facebook ou Instagram . A resposta será divulgada durante a conferência, em nossos canais digitais, oferecidos pela Braskem.
Historiador e escritor britânico, Niall Ferguson é conhecido por suas opiniões controversas. Suas obras passam por estudos da história financeira, que redefinem a ligação intrínseca do dinheiro com o poder às grandes guerras. Mostram como as redes sociais não são fenômenos novos, revelando conflitos dos séculos passados, e que estamos ficando piores em lidar com desastres. Defendem que a desgraça é uma lição da história se quisermos lidar melhor com a próxima crise e evitar o declínio irreversível.
Concebida durante a pandemia, sua obra recém-lançada no Brasil, “Catástrofe” (Crítica, 2021), pretende escrever uma história geral das catástrofes - de todos os tipos de desastres, do geológico ao geopolítico, do biológico ao tecnológico.
Seus livros foram publicados em diferentes idiomas. No Brasil, outros dos seus títulos lançados (Ed. Crítica) são “Império”, “A ascensão do dinheiro”, “A grande degeneração”, “Civilização – Ocidente x Oriente” e “O horror da guerra”. Entre suas publicações mais recentes estão “A praça e a torre: Redes, hierarquias e a luta pelo poder global”, no qual argumenta que as redes sociais não são um fenômeno novo; e “Doom: The politics of catastrophe” (sem tradução para o português), no qual coloca o ano de 2020 em perspectiva história e declara que estamos ficando piores – e não melhores – em lidar com desastres.
Ferguson tem pós-doutorado em História pelo Magdalen College da Universidade de Oxford, é especialista em economia, mercado financeiro e história econômica, leciona na Universidade de Harvard e é pesquisador em Oxford, além de associado sênior no Instituto Hoover e na Universidade de Stanford. Seu trabalho foi agraciado com os prêmios Benjamin Franklin, Hayek e Ludwig Erhard de Jornalismo Econômico.
O historiador roteirizou e apresentou cinco séries de documentários na BBC e transmitidas na televisão britânica e em outros países. Sua série A Ascensão do Dinheiro venceu o Prêmio Emmy de melhor documentário. É colaborador do canal Bloomberg Television e colunista da revista Newsweek.
Niall Ferguson
Historiador e pesquisador