Postado em nov. de 2023
Sociedade | Psicologia e Saúde Mental
Fronteiras do Pensamento Salvador
Os manifestos para o século XXI
Em duas noites memoráveis o Fronteiras do Pensamento Salvador encantou o público com diversas trocas de conhecimento entre renomados conferencistas nos dias 30 e 31 de outubro, no Teatro Sesc Casa do Comércio. O evento trouxe em 2023 o tema Manifestos para o século XXI, proporcionando um palco para temas indispensáveis da atualidade.
A 10ª edição da conferência em Salvador reuniu importantes pensadores que abordaram temas englobando psicanálise, saúde mental, direitos humanos, maternidade, entre outros. A abertura do evento contou com a presença de Lydia Cacho, jornalista mexicana conhecida por sua dedicação incansável à proteção dos direitos humanos e à exposição do crime organizado. Lydia cativou a audiência ao narrar sua história, que revela as complexidades do crime transnacional e seu impacto na sociedade. O evento contou também com a participação da jornalista e professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Malu Fontes, que promoveu a interação entre a plateia e a conferencista, ocasionando muitas trocas de experiências.
“Estou muito feliz por terem me convidado para participar do Fronteiras do Pensamento em Salvador. Adoro poder dialogar com as pessoas aqui e comparar minha jornada atual com a de há 10 anos, descobrindo todas as coisas boas que aconteceram. Acredito que esses fóruns são essenciais para compartilhar experiências, continuar aprendendo e descobrir novas formas de transformar o mundo.” Diz Lydia Cacho.
No segundo dia do evento (31), os conferencistas Sidarta Ribeiro e Vera Iaconelli disseminaram os seus conhecimentos junto com o público, trazendo reflexões acerca do futuro das novas gerações, e contando com a presença do mediador, poeta e criador do Pós-Lida (recital de poesia e alguma prosa), James Martins.
A psicanalista, mestre, doutora e especialista em relações parentais, Vera Iaconeli subiu ao palco destacando a importância das relações afetivas e amorosas estabelecidas pelas condições humanas para as novas gerações que estão surgindo, “A condição para nos tornamos humanos é o cuidado que exercemos para as próximas gerações, mas, também, a gratidão em relação a geração que nos antecede e que cuidou de nós”, esclareceu Vera. O neurocientista Sidarta Ribeiro, especialista em sono e substâncias psicoativas, trouxe reflexões sobre os desafios do capitalismo na contemporaneidade e o que esperar de um futuro melhor.
A temporada do Fronteiras do Pensamento, em Salvador, possibilitou momentos históricos para todos os presentes nos dois dias do evento com uma imersão e troca de conhecimento entre a plateia e os conferencistas que destacaram, também, experiências de grandes pensadores que incentivam a tomada das próprias decisões.
Aproveite para assitir as conferências no Fronteiras+, a plataforma de conteúdo que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários, clubes de leitura e cursos. Torne-se membro do Fronteiras+ e tenha acesso às ideias e mentes que moldam o mundo, onde e quando quiser. Clique aqui para saber mais.